A Sociedade

Fundada em 1974, a SBCPO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular certifica cirurgiões especialistas em cirurgias palpebrais, vias lacrimais e de órbita.

Breve história da cirurgia plástica ocular

A Cirurgia Plástica Ocular se estabelece como subespecialidade da Oftalmologia em consequência direta das guerras mundiais. Em 1920, as exigências estimularam Wheeler, considerado o pai da cirurgia plástica ocular, a desenvolver inúmeros procedimentos para reconstrução cirúrgica dos anexos oculares. Seu serviço plasmou inúmeros discípulos que formam os pilares da especialidade. Entre 1938-45, com hospitais lotados de pacientes variados, o trabalho de recuperação foi naturalmente delegado aos especialistas, com alguns oftalmologistas à frente da área órbito-palpebral. Um enorme impulso foi dado à especialidade através de novos conhecimentos em anatomia, fisiologia, patologia e técnicas cirúrgicas.

Início da oculoplástica no Brasil

No Brasil, a oculoplástica começa a se firmar na década de 60, quando foi fundado no Hospital São Geraldo (UFMG) o primeiro serviço universitário inteiramente dedicado ao seu ensino, parte integrante do Curso de Especialização em Oftalmologia, e considerado uma das maiores referências da especialidade. Mais tarde, três pioneiros – o Dr. Evaldo Machado dos Santos, no Rio de Janeiro; o Dr. Eloy Pereira, que iniciava sua vida profissional em Campo Grande; e o Dr. Eduardo J. C. Soares, em Belo Horizonte – criam o Centro Brasileiro de Cirurgia Plástica Ocular em 1974. A meta era congregar oftalmologistas interessados em adquirir conhecimentos, difundir e desenvolver a especialidade. Em 1979, o Centro foi juridicamente transformado em Sociedade, adquirindo assim condições para se filiar ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia dois anos depois.

Situação atual

Em retrospectiva do esforço feito para alcançar os propósitos (inúmeras palestras, cursos, participação em congressos e simpósios, publicação de trabalhos etc.), vê-se que o trabalho é recompensado pelo crescente interesse pela Cirurgia Plástica Ocular. O Centro se transformou em uma entidade com centenas de membros. Hoje formam-se cirurgiões oculoplásticos altamente treinados, muitos em supervisão de serviços universitários que multiplicam os profissionais habilitados a exercer a especialidade.

Os avanços obtidos pela tecnologia computadorizada e pela bioengenharia genética que nos chegam através das videoconferências e simpósios vias satélite, Internet e outros recursos sofisticados de comunicação, nos permitem prever um futuro promissor.

Gestão 2024 - 2025

Carta da Presidente
Filipe Pereira

Filipe Pereira

Presidente

Pós-graduação e Fellowship em Plástica Ocular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/RP; Observational fellowship in Ophthalmic Plastic Surgery – University of California of San Francisco; Diretor técnico da Clínica dr Filipe Pereira – Florianópolis.

Ivana Cardoso

Ivana Cardoso

Vice-Presidente

Doutorado em Ciências Médicas e Fellowship em Plástica Ocular pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente Colaboradora nos Setores de Plástica Ocular da USP e da UNICAMP.

Davi Araf

Davi Araf

Secretário Geral

Doutor em Oftalmologia e Assistente Colaborador do Setor de Cirurgia Plástica Ocular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Chefe do Setor de Cirurgia Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais do Hospital Cema – São Paulo.

Gherusa Moré

Gherusa Moré

Tesoureira

Fellowship em órbita, pálpebra e vias lacrimais pelo HC-FMRP-USP; Doutora em Oftalmologia pela USP-RP; Preceptora da Residência Médica e Programa de Fellowship em Oculoplástica do HRSJ-HMG e HU-UFSC.

Tammy Hentona Osaki

Tammy Hentona Osaki

Secretária Adjunta

Chefe do Setor de Oculoplástica do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Professora Orientadora da Pós-Graduação e Professora Afiliada do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP/EPM. Professora da Disciplina de Oftalmologia e Coordenadora do Setor de Oculoplástica da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Pós-doutorado e Doutorado pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP/EPM. Realizou parte de seu Doutoramento na Harvard Medical School / Massachusetts Eye and Ear Infirmary.

Gustavo Barros Siqueira

Gustavo Barros Siqueira

Tesoureiro Adjunto

Residência em Oftalmologia pela FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília; Fellow e Mestrado em Cirurgia Plástica Ocular na FMRP-USP; Responsável pela Plástica Ocular do Instituto Oftalmológico de Maringá – PR.