Comentários a respeito da técnica de Rodriguez Barrios utilizada em Oculoplástica para a Correção da Exposição dos Implantes Orbitários.
Eduardo Jorge Carneiro Soares. 29 de Julho de 2020.

A Técnica original descrita por Rodriguez Barrios em 1973, com o nome de Tarso-Conjuntivo-Ceratoplastia, tinha a finalidade de ocluir as úlceras perfuradas da córnea e evitar a iminente perda do globo ocular.

Em 1975, o Professor Hilton Rocha relatou a sua experiência com o procedimento no III Congresso da Sociedade de Cirurgiões, apresentando seus bons resultados.

Reconhecendo que o retalho em raquete Tarso-Conjuntival é um recurso eficiente para prevenir ou tamponar uma perfuração ocular, resolvemos aplicá-la nos pacientes com exposição de implantes intra-esclerais ou intratenonianos. Nos baseamos no fato do transplante composto de tarso e conjuntiva ser rígido, resistente e seguro, porque a sua “pega” é garantida por um pedículo ricamente vascularizado que o une ao fórnice superior.

Os casos do nosso Serviço foram coletados pelo Dr. João Ângelo Paccola que elaborou o trabalho científico “APLICAÇÃO DA TARSO – CONJUNTIVOPLASTIA ( TÉCNICA DE RODRIGUEZ BARRIOS) PARA CONTENÇÃO DE IMPLANTES INTRA-ESCLERAIS OU INTRATENONIANOS.” apresentado ao XIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia ( 1977 – Rio de Janeiro) ganhador do PRÊMIO CYRO DE REZENDE. Em 1978 o trabalho foi publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia 41 (2), 71-74.

Até hoje julgamos que a técnica de tarso-conjuntivoplastia de Rodriguez Barrios é de fácil execução e atinge seus objetivos : assegura o tamponamento da exposição e reconstitui o continente, mantendo o total sepultamento do implante, impedindo a sua expulsão . Tem ainda a vantagem de manter o volume orbitário . A cicatrização da área doadora não exige reparação secundária e não causa diminuição da amplitude do fórnice superior. Sua indicação está limitada às exposições não maiores que a altura do tarso superior.

RODRIGUEZ BARRIOS. R., MEERHOFF, E. e ZYLBERGLATJ, F. – Tarso – Conjunctivo – Keratoplastie. – Buli Mem. Soc. Fr. Ophthal . 96 : 65-76. 1973.

GALVAO, P. G. e ROCHA, H. – Our experlence with the Tarso-Conjuntivo-Keratoplasty (Rodrlguez Barrios’s tecnique). III World Congress of the Society o! Surgeons, El Salvador, San Salvador, 1975.

Eduardo Jorge Carneiro Soares

Eduardo Jorge Carneiro Soares

Artigos Científicos Comentados

An objective tool to measure the effect of botulinum toxin in blepharospasm and hemifacial spasm

Comentado por:
Midori Hentona Osaki

Orbicularis oculi morphological alterations in affected and non-affected sides in hemifacial spasm

Comentado por:
Midori Hentona Osaki

Immunohistochemical investigations of orbital infantile hemangiomas and adult encapsulated cavernous venous lesions (malformation versus hemangioma)

Comentado por:
Tammy Hentona Osaki

Analysis of blink activity and anomalous eyelid movements in patients with hemifacial spasm

Comentado por:
Tammy Hentona Osaki

Clinical and Radiological Evaluation of Periocular Infantile Hemangioma Treated With Oral Propranolol: A Case Series

Comentado por:
Maria Antonieta Ginguerra

Short-Incision Midface-Lift in Lower Blepharoplasty

Comentado por:
Roberto Limongi

Avanço do Músculo Frontal/Orbicular para correção da Ptose Palpebral: Revisão sistemática da literatura

Comentado por:
Patricia Akaishi

Frontalis Linkage Without Intraoperative Eyelid Elevation for the Management of Myopathic Ptosis

Comentado por:
Stefânia B. Diniz

A Comparative Study of Clinical vs. Digital Exophthalmometry Measurement Methods

Comentado por:
Allan Pieroni

Comentários a respeito da técnica de Rodriguez Barrios utilizada em Oculoplástica para a Correção da Exposição dos Implantes Orbitários

Comentado por:
Eduardo Jorge Carneiro Soares

Orbital inflammatory disease secondary to a single-dose administration of zoledronic acid for treatment of postmenopausal osteoporosis

Comentado por:
Fernando Procianoy

Characterization of Normal Mediolateral Angular Direction of Lower Eyelid Eyelashes in Different Age Groups

Comentado por:
Fernando Procianoy

Effect of Low-Concentration, Nonmydriatic Selective Alpha-Adrenergic Agonist Eyedrops on Upper Eyelid Position

Comentado por:
Fernando Procianoy

Intra and interobserver reliability of a modified distraction test based on digital images to assess lower eyelid horizontal tension

Comentado por:
Fernando Procianoy

Effects of Muller’s muscle-conjunctival resection for ptosis on ocular surface scores and dry eye symptoms

Comentado por:
Bruna Rymer

Mitomicina tópica em sondagem assistida por endoscópico para o tratamento da obstrução de duto nasolacrimal congênita em crianças

Comentado por:
Silvana A. Schellini