Bruna L. Rymer, Diane R. Marinho, Cristina Cagliari, Samara B. Marafon, Fernando Procianoy. Effects of Muller’s muscle-conjunctival resection for ptosis on ocular surface scores and dry eye symptoms. Journal Orbit: The International Journal on Orbital Disorders, Oculoplastic and Lacrimal Surgery. Volume 36, 2017 – Issue 1.

A Conjuntivomullerectomia já está bem estabelecida como uma excelente opção de tratamento para casos de ptoses palpebrais leves a moderadas.

No entanto, existe alguma discussão sobre possíveis consequências que a excisão conjuntival possa ter na lubrificação ocular. Alguns acreditam que possa haver diminuição da produção lacrimal com quadro de olho seco no pós-operatório. Pensando nisso, decidimos avaliar se esta modificação realmente ocorre e é significativa.

No nosso estudo fizemos uma avaliação subjetiva (através do questionário Salisbury Eye Evaluation) e objetiva (com teste de Shirmmer, tempo de ruptura do filme lacrimal -BUT- e avalição corneana com corante de fluoresceína e rosa bengala) da superfície ocular antes e depois da Conjuntivomullercetomia.

Os pacientes incluídos tinham dermatocálase superior associada ou não a ptose palpebral. Dependendo do MRD, o paciente foi submetido a Blefaroplastia Superior isolada (MRD > 3) ou Blefaroplastia Superior associada a Conjuntivomullerectomia (MRD <3).Utilizamos o grupo da Blefaroplastia Superior isolada como nosso grupo controle para podermos realizar uma comparação intra e entre grupos no pré e pós-operatório.

Tivemos os seguintes resultados: Redução significativa no número de respostas positivas no questionário após 90 dias de pós-operatório no grupo Blefaroplastia associada a Conjuntivomullerectomia.

Para os testes de Schirmer, BUT, avaliação da córnea com fluoresceína e rosa bengala, as diferenças intra e intergrupos não foram estatisticamente significativas em nenhum dos momentos avaliados.

No nosso estudo, concluímos que a Conjuntivomullerectomia não piora os sintomas subjetivos nem os sinais objetivos de olho seco, portanto é uma opção segura para tratamento de ptoses palpebrais. A partir dos nossos achados, ficamos mais tranquilos em indicar esta abordagem cirúrgica mesmo para pacientes com cavidades anoftálmicas e pacientes que apresentem quadro de olho seco leve a moderado no pré-operatório.

Link: https://doi.org/10.1080/01676830.2016.1243134

Bruna Rymer

Bruna Rymer

CRM 31072

Artigos Científicos Comentados

An objective tool to measure the effect of botulinum toxin in blepharospasm and hemifacial spasm

Comentado por:
Midori Hentona Osaki

Orbicularis oculi morphological alterations in affected and non-affected sides in hemifacial spasm

Comentado por:
Midori Hentona Osaki

Immunohistochemical investigations of orbital infantile hemangiomas and adult encapsulated cavernous venous lesions (malformation versus hemangioma)

Comentado por:
Tammy Hentona Osaki

Analysis of blink activity and anomalous eyelid movements in patients with hemifacial spasm

Comentado por:
Tammy Hentona Osaki

Clinical and Radiological Evaluation of Periocular Infantile Hemangioma Treated With Oral Propranolol: A Case Series

Comentado por:
Maria Antonieta Ginguerra

Short-Incision Midface-Lift in Lower Blepharoplasty

Comentado por:
Roberto Limongi

Avanço do Músculo Frontal/Orbicular para correção da Ptose Palpebral: Revisão sistemática da literatura

Comentado por:
Patricia Akaishi

Frontalis Linkage Without Intraoperative Eyelid Elevation for the Management of Myopathic Ptosis

Comentado por:
Stefânia B. Diniz

A Comparative Study of Clinical vs. Digital Exophthalmometry Measurement Methods

Comentado por:
Allan Pieroni

Comentários a respeito da técnica de Rodriguez Barrios utilizada em Oculoplástica para a Correção da Exposição dos Implantes Orbitários

Comentado por:
Eduardo Jorge Carneiro Soares

Orbital inflammatory disease secondary to a single-dose administration of zoledronic acid for treatment of postmenopausal osteoporosis

Comentado por:
Fernando Procianoy

Characterization of Normal Mediolateral Angular Direction of Lower Eyelid Eyelashes in Different Age Groups

Comentado por:
Fernando Procianoy

Effect of Low-Concentration, Nonmydriatic Selective Alpha-Adrenergic Agonist Eyedrops on Upper Eyelid Position

Comentado por:
Fernando Procianoy

Intra and interobserver reliability of a modified distraction test based on digital images to assess lower eyelid horizontal tension

Comentado por:
Fernando Procianoy

Effects of Muller’s muscle-conjunctival resection for ptosis on ocular surface scores and dry eye symptoms

Comentado por:
Bruna Rymer

Mitomicina tópica em sondagem assistida por endoscópico para o tratamento da obstrução de duto nasolacrimal congênita em crianças

Comentado por:
Silvana A. Schellini