De acordo com Patrícia Akaishi, com relação à seleção dos temas que compõem o Manual de Condutas SBCPO, buscou-se abordar todos os aspectos importantes que englobam a cirurgia de blefaroplastia. “Este Manual deve fornecer um guia prático para as questões mais comuns e controversas a respeito da blefaroplastia entre os cirurgiões.

Dessa maneira, os temas foram selecionados de acordo com esse objetivo”, relata a médica, salientando que os tópicos abordam desde o preparo do paciente e cuidados necessários no pré-operatório, até questões relacionadas às cirurgias propriamente ditas, como blefaroplastia superior e inferior e procedimentos complementares que se realizam durante essas cirurgias, com o objetivo de melhorar o resultado cirúrgico.

“Ao final, serão apresentadas orientações quanto ao pós-operatório dos pacientes”, completa Patricia. A médica comenta que durante a reunião dos especialistas no CBO 2018, os tópicos do Manual foram votados tendo como base as principais dúvidas relacionadas à blefaroplastia.

“Estes assuntos constituem-se discussões frequentes em congressos da nossa área, tanto nacionais quanto internacionais, o que demonstra, realmente, a necessidade na elaboração deste guia”, esclarece.

Na opinião da cirurgiã, o Manual de Condutas irá ajudar principalmente os médicos que não pertencem à especialidade oculoplástica, mas que atuam na face, uma vez que aborda condições que estão na área de anexos oculares, como pálpebra, órbita e as vias lacrimais.

“Para o oculoplástico é habitual o tratamento dessas condições, entretanto, para os colegas de outras áreas afins, talvez não seja tão habitual. Dessa forma, esse Manual será importante para orientá-los nesses casos”, avalia Patricia, concluindo que os coordenadores de cada capítulo irão desenvolver e redigir os textos e ela será a responsável pela edição final do livro.

Leia a matéria completa no site da SBCPO

Inscreva-se para o Congresso internacional de Oculoplástica

SBCPO

SBCPO

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular