Silvana A. Schellini, Alicia Galindo-Ferreiro. Mitomicina tópica em sondagem assistida por endoscópico para o tratamento da obstrução de duto nasolacrimal congênita em crianças. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, Julho de 2019.
Nossa intenção neste artigo foi conhecer se a adição de Mitomicina C (MMT) aplicada no meato inferior, logo na saída do ducto nasolacrimal, poderia melhorar os resultados da sondagem em crianças mais velhas que tiveram a sondagem da via lacrimal assistida por endoscopia.
Fizemos uma revisão retrospectiva de prontuários envolvendo dois grupos de crianças <12 anos que se submeteram a sondagem da via lacrimal assistida por endoscopia: 30 nas quais utilizamos a MMC que foram comparadas com 38 que não receberam a aplicação de MMC. O grupo MMC recebeu a aplicação de 0,2 mgr/mL durante 4 min localmente na saída do ducto nasolacrimal imediatamente após a sondagem. A taxa de sucesso foi muito alta em ambos os grupos, com 100% de sucesso no grupo MMC e 89,5% no grupo sem MMC (p = 0,09). Nenhum paciente apresentou efeito adverso no local da aplicação.
A conclusão foi que o uso de MMC não influencia na chance de sucesso da sondagem em crianças mais velhas. No entanto, a alta taxa de sucesso dos dois grupos pode ter influenciado na análise. Além disso, existem muitos viéses que podem interferir nos resultados, como tipo e local de obstrução e fatores de confusão, como uso ou não de intubação com fio de silicone.