A Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) elaborou o Primeiro Manual de Condutas da SBCPO, abordando a blefaroplastia (cirurgia estética das pálpebras). O Manual teve por objetivo fornecer aos cirurgiões oculoplásticos um guia prático baseado na experiência dos membros ativos da SBCPO. A blefaroplastia, tema inicial desta série, é assunto de extrema importância no cenário atual de banalização dos procedimentos estéticos ao redor dos olhos.

A elaboração deste Manual foi idealizada pelo presidente da SBCPO, Roberto Murillo Limongi, e teve a coordenação de Patricia Akaishi, vice-presidente da SBCPO e médica assistente do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, e os tópicos presentes no livro foram discutidos durante o 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO 2018), realizado em Maceió (AL), de 5 a 8 de setembro.

Segundo Roberto Murillo Limongi, presidente da SBCPO e professor da Pós- Graduação em Ciências da Saúde da UFG e orientador fellowship em Plástica Ocular, a ideia de redigir o Primeiro Manual de Condutas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular sobre blefaroplastia surgiu com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, que obteve muito sucesso na elaboração de consensos a respeito de assuntos específicos na área de glaucoma.

“Devemos cumprir nosso papel de oculoplásticos, altamente treinados e capacitados para cirurgia estética das pálpebras, em orientar e guiar os médicos que desejam realizar este tipo de procedimento”, afirma Limongi. Ele salienta que para a elaboração desta primeira série de manuais que a SBCPO pretende lançar, reuniram-se os maiores experts em blefaroplastia, entre ex-presidentes e membros ativos da SBCPO, para colocar em votação os vários tópicos abordados no livro.

“O intuito do Manual é realmente de capacitar os cirurgiões, seja o oftalmologista ou outros colegas de outras especialidades, em cirurgia estética das pálpebras (a blefaroplastia). Isto pode beneficiar a saúde ocular da nossa população pois quando temos profissionais mais capacitados, menores são as complicações oculares”, destaca o presidente da SBCPO.

Ele revela que o lançamento do livro será no ano que vem, durante o XXVII Congresso Internacional de Oculoplástica (CIOP) e VI Congresso Internacional de Estética Periocular (CIEPO), que acontecerá em Goiânia (GO), nos dias 11 a 13 de abril. “E além do Manual ser lançado para todos os oftalmologistas do Brasil, pretendemos também divulgá-lo para outras especialidades médicas, como por exemplo a otorrinolaringologia e a dermatologia”, acrescenta Limongi.

Leia a matéria completa no site da SBCPO

Inscreva-se para o Congresso internacional de Oculoplástica

 

SBCPO

SBCPO

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular