O que é o Botox?

Atenuação de rugas com toxina botulínica ("Botox")A toxina botulínica (Botox) é uma neurotoxina que inibe a ação muscular. Atualmente, sua aplicação constitui o procedimento estético mais realizado mundialmente, e pode ser realizado isoladamente ou combinado a outros procedimentos minimamente invasivos, ou ainda, combinado com a blefaroplastia, visando o rejuvenescimento facial.

Como o Botox atua no rejuvenescimento periocular?

A aplicação de Botox minimiza as rugas e linhas de expressão mais superficiais e atenua as mais profundas. A duração do efeito é, em média, de 4 a 6 meses.

Os estudos na literatura mostram que as pequenas doses de Botox usadas para tratamento estético são seguras e promovem alto nível de satisfação entre os pacientes.

Onde o Botox é aplicado?

Os principais locais de aplicação incluem a região da testa, dos “pés de galinha”, região entre as sobrancelhas, rugas nasais, entre outros.

Há contra-indicações para o tratamento das rugas com o botox?

A toxina botulínica é contra-indicada em indivíduos com hiper-sensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula, pacientes com distúrbios de transmissão neuromuscular (miastenia gravis e síndrome de Lambert-Eaton), gestantes e lactentes.

Podem ocorrer complicações após aplicação de Botox?

As principais complicações incluem: queda da pálpebra superior (ptose palpebral), diplopia (visão dupla), dificuldade de fechamento palpebral, sorriso assimétrico, perda da expressão facial devido à aplicação em excesso, entre outras.

Apesar de as complicações serem transitórias, elas podem causar grande transtorno ao paciente enquanto persistem, por isso é importante realizar o procedimento com médicos capacitados e experientes.


Veja também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Tammy H. Osaki

Dra. Tammy H. Osaki

CRM-SP 122.012 - RQE 39.119

Professora da Pós-Graduação e Afiliada, Chefe do Setor de Oculoplástica do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP / EPM. Pós-Doutorado e Doutorado pela UNIFESP. Parte do seu Doutorado foi realizado na Harvard Medical School / MEEI, Boston, EUA. Membro da diretoria da SBCPO.