Existem inúmeros termos usados para descrever a queda de cílios:
Milfose
Milfose é um termo curioso que se refere à queda isolada dos cílios, porém caiu em desuso.
Madarose
Madarose é um termo mais conhecido, porém foi originalmente usado para descrever a perda de cílios resultante de um processo destrutivo e pode também ser usada para descrever perda de pelos da sobrancelha.
Alopecia
Alopecia é um termo mais geral usado para descrever a ausência ou perda de pelos de qualquer área da pele onde normalmente estaria presente. Alopecia areata é uma condição relativamente comum de etiologia indeterminada que envolve uma perda circunscrita de cabelo em várias áreas, incluindo couro cabeludo, sobrancelhas, cílios e parte barbada do rosto. Alopecia adnata tem sido usada para descrever o subdesenvolvimento dos cílios.
Tricotilomania
O termo tricotilomania refere-se a uma forma rara de perda de cabelo/cílios resultante da avulsão de pelos pelo paciente.
Por que ocorre a queda de cílios?
A perda de cílios pode ocorrer em várias condições, incluindo uma variedade de doenças de pele (psoríase, ictiose, etc), distúrbios endocrinológicos (hipo ou hipertireoidismo), insultos traumáticos, medicamentos etc. O exame detalhado das pálpebras pode ser esclarecedor ao se notar alguns fatores associados como telangiectasia e colarete que pode levar à suspeita de blefarites, espessamento palpebral pode ser expressão de neoplasias locais e até mesmo sistêmicas (linfoma) e poliose (falta de pigmentação do cílio) que deve-se levar à suspeita de casos raros como a doença de Vogt-Koyanagi-Harada.
O que fazer?
Ao se notar perda de cílios um oftalmologista, oculoplástico deve ser consultado e uma consulta dermatológica também é benéfica para determinar se existem outras áreas de queda de cabelo ou quaisquer sinais de uma doença de pele que possa estar associada à queda de cabelo. A tricotilomania deve ser um diagnóstico de exclusão.
Veja também:
- Atenuação de rugas com toxina botulínica (“Botox”)
- Laser no Rejuvenescimento Periocular
- “Ocidentalização” das Pálpebras: o que preciso saber antes da cirurgia
- O que é blefaroplastia superior?
- Fox eyes: conheça essa tendência
- Retração palpebral: o que é, causas e tratamento
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube