Causas de queda de cílios

Existem inúmeros termos usados para descrever a queda de cílios:

Milfose

Milfose é um termo curioso que se refere à queda isolada dos cílios, porém caiu em desuso.

Madarose

Madarose é um termo mais conhecido, porém foi originalmente usado para descrever a perda de cílios resultante de um processo destrutivo e pode também ser usada para descrever perda de pelos da sobrancelha.

Alopecia

Alopecia é um termo mais geral usado para descrever a ausência ou perda de pelos de qualquer área da pele onde normalmente estaria presente. Alopecia areata é uma condição relativamente comum de etiologia indeterminada que envolve uma perda circunscrita de cabelo em várias áreas, incluindo couro cabeludo, sobrancelhas, cílios e parte barbada do rosto. Alopecia adnata tem sido usada para descrever o subdesenvolvimento dos cílios.

Tricotilomania

O termo tricotilomania refere-se a uma forma rara de perda de cabelo/cílios resultante da avulsão de pelos pelo paciente.

Por que ocorre a queda de cílios?

A perda de cílios pode ocorrer em várias condições, incluindo uma variedade de doenças de pele (psoríase, ictiose, etc), distúrbios endocrinológicos (hipo ou hipertireoidismo), insultos traumáticos, medicamentos etc. O exame detalhado das pálpebras pode ser esclarecedor ao se notar alguns fatores associados como telangiectasia e colarete que pode levar à suspeita de blefarites, espessamento palpebral pode ser expressão de neoplasias locais e até mesmo sistêmicas (linfoma) e poliose (falta de pigmentação do cílio) que deve-se levar à suspeita de casos raros como a doença de Vogt-Koyanagi-Harada.

O que fazer?

Ao se notar perda de cílios um oftalmologista, oculoplástico deve ser consultado e uma consulta dermatológica também é benéfica para determinar se existem outras áreas de queda de cabelo ou quaisquer sinais de uma doença de pele que possa estar associada à queda de cabelo. A tricotilomania deve ser um diagnóstico de exclusão.


Veja também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Sheila A. de Paula Cecchetti

Dra. Sheila A. de Paula Cecchetti

CRM-BA 14777

CRM-BA 14777 - RQE 5415