Comentários a respeito da técnica de Rodriguez Barrios utilizada em Oculoplástica para a Correção da Exposição dos Implantes Orbitários.
Eduardo Jorge Carneiro Soares. 29 de Julho de 2020.

A Técnica original descrita por Rodriguez Barrios em 1973, com o nome de Tarso-Conjuntivo-Ceratoplastia, tinha a finalidade de ocluir as úlceras perfuradas da córnea e evitar a iminente perda do globo ocular.

Em 1975, o Professor Hilton Rocha relatou a sua experiência com o procedimento no III Congresso da Sociedade de Cirurgiões, apresentando seus bons resultados.

Reconhecendo que o retalho em raquete Tarso-Conjuntival é um recurso eficiente para prevenir ou tamponar uma perfuração ocular, resolvemos aplicá-la nos pacientes com exposição de implantes intra-esclerais ou intratenonianos. Nos baseamos no fato do transplante composto de tarso e conjuntiva ser rígido, resistente e seguro, porque a sua “pega” é garantida por um pedículo ricamente vascularizado que o une ao fórnice superior.

Os casos do nosso Serviço foram coletados pelo Dr. João Ângelo Paccola que elaborou o trabalho científico “APLICAÇÃO DA TARSO – CONJUNTIVOPLASTIA ( TÉCNICA DE RODRIGUEZ BARRIOS) PARA CONTENÇÃO DE IMPLANTES INTRA-ESCLERAIS OU INTRATENONIANOS.” apresentado ao XIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia ( 1977 – Rio de Janeiro) ganhador do PRÊMIO CYRO DE REZENDE. Em 1978 o trabalho foi publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia 41 (2), 71-74.

Até hoje julgamos que a técnica de tarso-conjuntivoplastia de Rodriguez Barrios é de fácil execução e atinge seus objetivos : assegura o tamponamento da exposição e reconstitui o continente, mantendo o total sepultamento do implante, impedindo a sua expulsão . Tem ainda a vantagem de manter o volume orbitário . A cicatrização da área doadora não exige reparação secundária e não causa diminuição da amplitude do fórnice superior. Sua indicação está limitada às exposições não maiores que a altura do tarso superior.

RODRIGUEZ BARRIOS. R., MEERHOFF, E. e ZYLBERGLATJ, F. – Tarso – Conjunctivo – Keratoplastie. – Buli Mem. Soc. Fr. Ophthal . 96 : 65-76. 1973.

GALVAO, P. G. e ROCHA, H. – Our experlence with the Tarso-Conjuntivo-Keratoplasty (Rodrlguez Barrios’s tecnique). III World Congress of the Society o! Surgeons, El Salvador, San Salvador, 1975.

Eduardo Jorge Carneiro Soares

Eduardo Jorge Carneiro Soares