Óculos de sol: como escolher corretamente?

Proteção contra raios UVA e UVB

Peça indispensável durante o verão, os óculos de sol podem se tornar um problema se as lentes não tiverem certificação de qualidade e proteção contra raios ultravioleta. A exposição direta a esses raios pode causar tumores nas pálpebras, pterígio e aceleração da catarata. Ao comprar, certifique-se se tem essa garantia. No Brasil, há regulamentação específica que determina a proteção obrigatória à radiação UV em todos os óculos de sol (ABNT NBR 12312-1:2018)

Tamanho

O ideal é que os óculos se adaptem bem ao rosto e não permitam a passagem de luz pelas laterais. Os óculos com a haste lateral mais grossa ajudam a proteger os olhos do ressecamento causado pelo vento.

Tipo de lente

As lentes polarizadas, além de protegerem contra os raios UVA e UVB, fornecem proteção contra o brilho por eliminarem a radiação refletida. A redução do brilho diminui a fadiga ocular. Lentes muito curvas também podem provocar o chamado efeito prismático, que pode causar tontura e enjôo.

 

Já conhece nosso canal no YouTube?
Acesse aqui e assista os vídeos da SBCPO.

 

Leia também:

SBCPO

SBCPO

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular

Fundada em 1974, a SBCPO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular certifica cirurgiões especialistas em cirurgias palpebrais, vias lacrimais e de órbita.