Como se prevenir e proteger o próximo contra a Covid-19

Confira os cuidados essenciais indicados pela SBCPO para se prevenir e proteger o próximo:

Lave bem as mãos frequentemente:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão por 20 segundos ou use álcool gel a 70%, principalmente antes de tocar olhos, boca e nariz.

Evite o contato:

  • O vírus é transmitido pelo contato com pessoas doentes ou com gotículas provenientes de espirro ou tosse. Por isso, evite ficar muito perto de pessoas doentes ou em estado de risco.

Use máscara se você estiver doente:

  • Você deve usar mascara quando estiver doente e em contato com outras pessoas. Por exemplo, ao sair para o hospital, se estiver doente use máscara.
  • Se você não estiver doente, não precisará de máscara a não ser que esteja cuidando de alguém doente. Com a escassez das máscaras, devemos deixa-las disponíveis aos cuidadores.

Fique em casa se estiver doente:

  • Fique em casa se estiver doente, exceto se for para is ao médico ou hospital. Mesmo quem não está doente deve evitar sair na rua, saia apenas para atividades extremamente necessárias.

Cubra a tosse e os espirros:

  • Cubra a mão e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar ou use a parte de dentro dos cotovelos.

Limpe e Desinfete:

  • Limpe e desinfete todas as superfícies de contato frequente como, mesas, celulares, teclados, interruptores, maçanetas, banheiros, etc… Se a superfície estiver suja, limpe com água e sabão antes de desinfetar. Você pode usar desinfetantes de uso doméstico, como água sanitária ( não esqueça de diluir 5 colheres de sobremesa de água sanitária para cada 1 litro de água) ou álcool acima de 70%.

 

Leia também:

SBCPO

SBCPO

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular

Fundada em 1974, a SBCPO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular certifica cirurgiões especialistas em cirurgias palpebrais, vias lacrimais e de órbita.