Nariz, boca e olhos são portas de entrada para o coronavírus. A transmissão ocorre por gotículas; outra forma de contágio ocorre ao tocar objetos contaminados (por exemplo: maçaneta) e tocar olhos, nariz e boca em seguida. A COVID-19 pode causar conjuntivite em cerca de 1-3% das pessoas infectadas.

Assim, além de lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, devemos evitar tocar o rosto, incluindo os olhos. Caso não seja possível lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel. Cuidado adicional deve ser tomado principalmente com crianças, pois elas podem levar as mãos aos olhos logo após higienização com álcool gel, podendo causar irritação ocular.

Cuidados especiais também devem ser tomados por usuários de lentes de contato. Os cuidados de higiene devem ser redobrados e, preferencialmente, as lentes de contato devem ser substituídas por óculos durante o período de surto. Os óculos podem ainda servir como barreira, protegendo os olhos de gotículas respiratórias infectadas, e diminuem a chance de você tocar os olhos diretamente.

Resumo dos cuidados contra o coronavírus:

  • Lavar as mãos com frequência
  • Caso não seja possível lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel
  • Supervisionar o uso de álcool gel por crianças
  • Não tocar o rosto
  • Não tocar os olhos
  • Desinfetar superfícies potencialmente contaminadas (maçanetas etc.)
  • Substituir lentes de contato por óculos durante o período de surto

 

Leia também:

Dra. Tammy H. Osaki

Dra. Tammy H. Osaki

Oftalmologista - CRM-SP: 122012 - RQE: 39119

Professora Orientadora da Pós-Graduação, Professora Afiliada e Chefe da Divisão de Oculoplástica do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado pela UNIFESP. Parte de seu Doutorado foi realizado na Harvard Medical School / MEEI, Boston, EUA. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO), gestão 2022-2023.