A Dacriocistorrinostomia (DCR) é a cirurgia que corrige a obstrução das vias lacrimais, através da ligação direta entre saco lacrimal e meato médio da cavidade nasal.

Quais os tipos de Dacriocistorrinostomia?

Há 3 tipos de DCR: externa, endonasal e transcanalicular.

A DCR externa é a técnica que utiliza incisão na pele. Há 4 locais onde realizar a incisão: canto medial, sulco nasojugal, pálpebra inferior e face lateral do nariz. As incisões são pequenas, de até 1.5 cm, de maneira que a cicatriz resultante não costuma causar prejuízo estético ao paciente.

A DCR endonasal é realizada preferencialmente com auxilio de endoscópio, com materiais específicos para essa via de acesso.

A DCR transcanalicular utiliza o laser aplicado através do canalículo, associado a visualização endoscópica nasal. Por meio de qualquer uma dessas abordagens, o objetivo da cirurgia é realizar uma comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, para promover a drenagem da lágrima.

O procedimento é indicado em crianças e adultos, sob anestesia geral ou sedação endovenosa. A internação hospitalar pós-operatória não é necessária na maioria dos casos. O pós-operatório costuma ser indolor e o paciente pode retornar rapidamente a maioria das suas atividades habituais.

 

Já conhece nosso canal no YouTube?
Acesse aqui e assista os vídeos da SBCPO.

 

Leia também:

SBCPO

SBCPO

Fundada em 1974, a SBCPO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular certifica cirurgiões especialistas em cirurgias palpebrais, vias lacrimais e de órbita.