Descompressão de órbita é um procedimento cirúrgico para o tratamento da proptose ocular ou exoftalmo, que é a projeção dos olhos para fora da órbita. Na maioria das vezes essa cirurgia faz parte da reabilitação cosmético-funcional dos pacientes acometidos pela doença de Graves.

Técnicas usadas na descompressão de órbita

A descompressão de órbita compreende uma grande variedade de técnicas e tem como objetivo dar mais espaço para olho acomodar-se na órbita. Dentre as técnicas podemos citar a retirada óssea, combinada ou não a remoção da gordura. A descompressão óssea pode ser de parede medial, inferior e lateral (anterior ou profunda).

A técnica escolhida deve ser sob medida para cada caso. Com a utilização de técnicas minimamente invasivas os resultados são satisfatórios, com cicatrizes pouco visíveis, baixo índice de estrabismo pós-operatório e curto período de recuperação.

 

Assista o vídeo do nosso canal no YouTube sobre Olhos Saltados (Orbitopatia de Graves):

 

Leia também:

SBCPO

SBCPO

Fundada em 1974, a SBCPO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular certifica cirurgiões especialistas em cirurgias palpebrais, vias lacrimais e de órbita.