A triquíase é o mal direcionamento dos cílios que crescem virados para dentro, em direção ao globo ocular, causando irritação ocular, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, entre outros. É uma condição que causa muito desconforto ocular e muitos pacientes acabam arrancando os cílios por conta própria ou com a ajuda de algum familiar, ou optam até por cortar os cílios com uma tesoura.


Por que não devo arrancar meus cílios?

  • Arrancar os cílios é uma solução temporária, ou seja, após 3 a 6 semanas os cílios voltarão a crescer novamente e os sintomas irritativos oculares retornarão.
  • Pessoas sem experiência ao manipular pinças ou instrumentos muito próximos ao olho podem machucar o globo ocular.
  • Nem sempre se consegue arrancar os cílios pela raiz, e às vezes eles acabam se quebrando. Nesses casos, eles irão crescer mais rapidamente e, devido à quebra, sua ponta estará mais grossa, causando um desconforto pior do que anteriormente à retirada dos cílios.

Qual a recomendação nos casos de cílios virados para dentro?

1) Procure ajuda de um oftalmologista

O médico oftalmologista é a pessoa mais indicada para realizar a epilação (procedimento para arrancar os cílios) e definir o melhor tratamento para cada caso.

2) Lubrificantes são sempre bem vindos

Os lubrificantes minimizam o desconforto ocular causado pelos cílios mal direcionados.

3) Lentes de contato podem ajudar

Para usuários de lentes de contato, essas lentes criam uma barreira entre os cílios e a córnea, com melhora dos sintomas. Eventualmente, o oftalmologista pode colocar uma lente de contato terapêutica com o objetivo de proteger a córnea do trauma com os cílios.

4) Fique atento aos sintomas

Pacientes com triquíase que apresentem dor ocular, baixa de visão ou olho vermelho, devem procurar urgentemente um pronto socorro oftalmológico devido ao risco de infecção corneana.


Leia também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Lilian Emi Ohkawara

Dra. Lilian Emi Ohkawara

CRM-SP 100572 - RQE 55065