O que é ectrópio?
O ectrópio é a eversão da margem palpebral, ou seja, pálpebra voltada para fora, afastando-se do globo ocular. Na maioria das vezes ocorre na pálpebra inferior.
Quais são as principais causas?
Existem inúmeras causas, a principal é a flacidez dos tecidos em decorrência da idade, o ectrópio senil. Outras causas são: paralisia facial, queimaduras, exposição solar crônica, traumas e cirurgias, entre outros. Procedimentos cirúrgicos como a blefaroplastia também podem levar ao ectrópio quando é retirada muita pele ou quando o paciente apresenta alguma alteração no processo de cicatrização. Lesões palpebrais grandes também podem causar ectrópio mecânico, pois exercem tração da pálpebra para baixo.
Quais são os sintomas do ectrópio?
A eversão palpebral deixa a superfície ocular exposta causando sintomas irritativos como lacrimejamento, sensação de secura, vermelhidão nos olhos, fotofobia e secreção ocular, entre outros.
Quando piscamos, as pálpebras distribuem a lagrima pela superfície do globo ocular e a lágrima drena para a parte interna da pálpebra onde está o ponto lacrimal. O afastamento da pálpebra pelo ectrópio faz com que a drenagem da lágrima seja dificultada, podendo ocorrer lacrimejamento.
Qual o tratamento?
Inicialmente podem ser usados lubrificantes em forma de colírio ou gel para aliviar os sintomas. Mas, geralmente faz-se necessário procedimento cirúrgico para correção definitiva. O procedimento cirúrgico costuma ter boa resolução dessa condição.
Quando procurar ajuda médica urgente em caso de ectrópio?
Vermelhidão importante nos olhos, aumento da sensibilidade à luz, dor ocular e piora de visão súbita podem significar exposição corneana ou úlcera, necessitando pronto atendimento com oftalmologista.
Leia também:
- Cuidados após cirurgias palpebrais
- Câncer de Pálpebra: não arrisque seu olhar. Previna-se!
- Os tipos de Ptose Palpebral
- Blefaroplastia – Cirurgia Estética Palpebral
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube