O que é entrópio?

Entrópio é a inversão da margem palpebral para dentro, causando desconforto ocular. Pode ocorrer tanto na pálpebra superior como na pálpebra inferior.

Quais são os sintomas?

entrópioO entrópio costuma causar irritação ocular devido ao atrito da margem palpebral e dos cílios contra o globo ocular. Os sintomas mais comuns são: vermelhidão ocular, sensação de areia ou corpo estranho, secreção, fotofobia, lacrimejamento entre outros. Pode causar baixa de visão quando houver lesão na córnea e em casos severos pode levar à úlcera corneana e até perda da visão.

Quais são os fatores de risco?

O entrópio do tipo senil é o tipo mais comum e acomete principalmente a pálpebra inferior. As alterações palpebrais secundárias à idade podem levar à frouxidão palpebral, desestabilização da mesma e consequentemente ao entrópio.

Outras causas incluem: tracoma, conjuntivites cicatriciais, queimaduras, cirurgias prévias e traumas, entre outros.

Quais as formas de tratamento do entrópio?

O tratamento clínico consiste em usar lubrificantes em colírios e gel, lentes de contato terapêuticas para minimizar o atrito da pálpebra e dos cílios contra o globo ocular.

O tratamento mais eficaz é a cirurgia, pois promove o reposicionamento da pálpebra entropiada de volta à posição normal.

A toxina botulínica pode ser utilizada para paralisar o músculo orbicular e minimizar o entrópio do tipo senil, porém é um tratamento temporário, durando aproximadamente de 4 meses.

Quando procurar um oftalmologista urgentemente?

Pacientes diagnosticados com entrópio e com queixas de dor ocular, baixa de visão, secreção e vermelhidão ocular importantes precisam ser examinados por um oftalmologista, pois pode se tratar de úlcera de córnea, necessitando tratamento com antibioticoterapia.


Leia também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Lilian Emi Ohkawara

Dra. Lilian Emi Ohkawara

CRM-SP 100572 - RQE 55065