O que é epibléfaro?

EpibléfaroEpibléfaro é uma dobra horizontal de pele próxima à margem palpebral inferior causando uma verticalização dos cílios e fazendo com que eles entrem em contato com o globo ocular.

Essa condição é mais comum em crianças com ascendência oriental, geralmente é bilateral e costuma melhorar espontaneamente com o crescimento da criança.

Como saber se a criança tem epibléfaro?

Muitas vezes o epibléfaro é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas, mas alguns sinais podem indicar a presença de epibléfaro: cílios inferiores tocando o globo ocular, lacrimejamento, vermelhidão ocular, coceira e fotofobia. Muitas vezes, devido ao lacrimejamento, é uma patologia que pode ser confundida com obstrução congênita das vias lacrimais.

Quais as consequências do epibléfaro?

Na maioria dos casos, não causa nenhuma repercussão e melhora sozinho com o crescimento da criança. Entretanto, em alguns casos pode levar à ceratite (machucados na córnea), astigmatismo ou até ambliopia (supressão da visão em um ou nos dois olhos).

Quais os tipos de tratamentos disponíveis?

Os casos de epibléfaro leve podem ser tratados com lubrificantes em colírio ou gel para alívio dos sintomas.

Casos mais severos com lesão corneana ou risco de comprometimento visual deve se discutir com o cirurgião oculoplástico a necessidade de intervenção cirúrgica.

Existem também descritos na literatura tratamentos “off label” (que não constam na bula do medicamento) como injeção de toxina botulínica e injeção de ácido hialurônico para alivio temporário dos sintomas.


Leia também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Lilian Emi Ohkawara

Dra. Lilian Emi Ohkawara

CRM-SP 100572 - RQE 55065