Quais são os efeitos da medicina exponencial? Existe contra-indicação?

 

Que a palavra “exponencial” turbina qualquer ideia relacionada ao avanço ou crescimento tecnológico, não há dúvida. Mas será que Darwin incluiria o termo no vocao futuro da mebulário dele para tratar de assuntos relacionados à evolução humana? 

 

Em tempos de convergência das tecnologias, a velocidade de transformação dos negócios, indústrias e até do nosso comportamento têm sido mesmo cada vez maior. As inovações criadas nos últimos 20 anos são mais significativas do que dos 2 mil anos anteriores. Computadores têm acompanhado ativamente esse ritmo. E o nosso cérebro? De que forma a nossa saúde está sendo impactada pela chamada Revolução 4.0, tendo em vista que a medicina é uma grande protagonista deste movimento?

 

Essas questões levaram a SBCPO a embarcar junto com a Prosa Press no Singularity University Global Summit 2019. No evento realizado em São Francisco, na Califórnia, pela badalada instituição criada no coração do Vale do Silício para estudar o futuro, acompanhamos atentos o conteúdo apresentado no Health Track para oferecer aos nossos associados mais esta fonte de atualização.

Uma mudança de perspectiva

A maneira como pensamos a saúde e as doenças normalmente é compartimentada e dividida em especialidades focadas nas diferentes partes do corpo. O modelo de saúde atual bem que poderia ser chamado “Sistema de Doença”. Afinal, já dedicamos muito mais recursos para tratar as doenças do que para preveni-las. Neste modelo, o paciente visita o médico para consultas eventuais, normalmente, só após o surgimento de algum sintoma.  

 

Temos agora a oportunidade de “ligar os pontos” explorando todo o potencial das tecnologias exponenciais. A convergência das tecnologias digitais e das plataformas sociais tornou possível conhecermos os nossos genótipos e compartilhar nossas informações com o mundo online. 

 

O desafio será deixar de tratar as doenças e passar a prevê-las e preveni-las!

 

Leia o artigo completo na área do associado da SBCPO.

SBCPO

SBCPO

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular