Caros amigos e colegas,

Estamos enfrentando um momento delicado que requer atenção de cada um de nós. Os esforços para conter o vírus falharam e resultaram na expansão mundial da infecção. Todos devemos nos comprometer para minimizar o dano a nossa população.

Os Coronavirus são uma grande família de vírus responsáveis por infecções respiratórias em humanos, como o resfriado comum e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

A COVID-19 é a nova doença causada pelo novo coronavírus denominado SARS COV2.

O desafio atual é conter a disseminação para reduzir o numero de casos que vão necessitar de atendimento hospitalar, já que o numero de leitos pode não ser suficiente para atender a todos. Faça sua parte! Lave suas mãos com frequência e evite aglomerações (shoppings, festas e eventos com grande número de pessoas). Se estiver com tosse, febre ou outros sintomas respiratórios leves, fique em casa até melhora dos sintomas.  Pessoas que precisam sair de casa e são do grupo de risco, devem usar mascara cirúrgica lembrando de trocar a cada 2 a 4 horas. Use máscara apropriada se estiver lidando com pessoas infectadas.

Em atenção as atuais recomendações, alteramos a data do nosso 28º CIOP e 7º CIEPO para 29 a 31 de outubro de 2020, no mesmo modelo e local anunciados para o evento original.

Essa luta é de todos!


 

Máscara cirúrgica comum. Indicada para pessoas infectadas.

 

Máscara N95, PFF2 – bloqueia 95% das partículas virais. Indicada para profissionais de saúde que lidam com pessoas infectadas.

Dra. Patricia Akaishi

Dra. Patricia Akaishi

Oftalmologista - CRM 89512

Presidente da SBCPO 2020/2021; Preceptora em Oculoplástica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e do Hospital de Olhos de Araraquara; Residência em Oftalmologia pela UNICAMP; Fellowship em Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais pelo HCFMRP-USP; Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.