O que precisamos saber sobre mordedura de cão? Quais as partes mais atingidas por este tipo de acidente?

Os acidentes causados por arranhadura ou mordedura de cães e gatos não são raros. A agressão pode ocorrer a atingir qualquer parte do corpo como as mãos, os braços, as pernas, o troco, etc… A face também é outra parte afetada por acidentes leves assim como por acidentes graves causando lesões irreparáveis. As crianças são frequentemente acometidas com casos graves de mordeduras por cão na região da face devido a baixa estatura, favorecendo assim, consequentemente, as lesões oculares e perioculares. Outro fator que colabora com acidentes por mordedura de cão/gato na face é estar com o pet no colo ou carregando nos braços. A reação inesperada associada a proximidade favorecem que o animal tenda a morder a face da pessoa que o segura ou mesmo a estranhos que cheguem próximos. Avaliando um artigo cientifico onde 1989 casos de crianças com mordedura de cão foram estudadas, 16% deste total de casos avaliados tiveram algum tipo de lesão ocular ou periocular sendo que 93% dos casos com lesão oftalmológicas, eram de acidentes de cães da própria casa ou animais acostumados ao convívio da família.

Quais as lesões oftalmológicas mais comuns nos casos de mordedura de cão?

As lesões oftalmológicas mais frequentes foram:

  • Laceração de pálpebra (99%)
  • Laceração da via lacrimal(20%)
  • Avulsão de pálpebra medial(8%)
  • Fratura de órbita (5,7%)
  • Abrasão de córnea (1,3%)
  • Lagoftalmo (Paralisia para fechar as pálpebras) (0,9%)

Quais as sequelas e as consequências que podem acontecer nos casos de mordeduras de cão?

Inúmeras sequelas foram relatadas mesmo após as reconstruções cirúrgicas como: lacrimejamento crônico, ptose palpebral, cicatrizes deformantes, retração palpebral, etc…

Para entender as possíveis consequências que podem acontecer diante de ferimentos faciais causados por uma arranhadura ou uma mordedura de cão ou gato é imprescindível saber que existe uma anatomia oculofacial onde as estruturas se conectam harmonicamente, permitindo cada movimento da mímica facial. Isto é, todos os movimentos faciais de mexer a boca, fazer careta, fechar os olhos, franzir a testa, elevar a sobrancelha, fazer cara triste, sorrir, etc… para tais movimentos acontecerem de maneira natural, nervos, vasos sanguíneos, musculatura e pele estão trabalhando na mesma fisiologia para permitir tais movimentos.

O que devemos considerar importante ao se acidentar com mordedura de cão?

Ao sofrer uma acidente com mordedura de cão ou gato existem 3 tópicos* que devem ser consideradas:

  1. A extensão da ferida
  2. O local da ferida
  3. O tratamento de reconstrução que deve ser realizado

O que deve ser considerado em relação ao tamanho da ferida?

O primeiro tópico o de número um (extensão da ferida) é o que deve ser avaliado inicialmente para saber se está sangrando muito, se a ferida é profunda, se é uma ferida de emergência grave e tem que ser levada a um pronto atendimento para parar o sangramento ou realizar cirurgias reconstrutivas, etc…

O que fazer de imediato após um acidente de mordedura de cão/gato na face?

A primeira medida é LAVAR abundantemente com água e sabão. Para tentar de alguma maneira eliminar qualquer fator infectante tanto de bactérias comuns a boca e patas dos animais assim como especificamente a prevenção anti-rábica. Essa conduta deve ser realizada independentemente do animal estar ou não com as vacinas em dia, assim como, independentemente de ser um animal domestico ou selvagem.

Como proceder se a ferida for muito extensa e estiver com sangramento ativo?

Se a situação da ferida for muito grave, muito extensa, sangramento muito ativo, a medida mais plausível a ser tomada é fazer uma compressão no local para parar o sangramento com uma toalha limpa ou qualquer material de curativo que a pessoa possuir em casa. Em seguida a vítima ser imediatamente encaminhada a um pronto atendimento para ser atendida por um especialistas da área (oftalmologista com atuação em oculoplástica, cirurgião plástico ou mesmo um cirurgião geral) para um atendimento EMERGENCIAL. Após anestesiar a área atingida a ferida deve ser lavada e limpa pela equipe médica de maneira abundante e reconstruída na sequencia cirurgicamente mesmo diante de uma lesão considerada infectada. Além do mais, a face é uma área de muita vascularização onde diminui um pouco a chance de infecções graves quando associa-se o uso de antibióticos após a reconstrução cirúrgica. A lesão facial é reconstruída cirurgicamente no intuito de evitar maiores sequelas estéticas e desfigurantes. Esta conduta diverge de lesões e feridas por mordedura de cão/gato, consideradas infectadas em outras áreas do corpo.

O que deve ser considerado em relação ao local da ferida no caso da face?

Nos acidentes faciais por mordedura de cães/gatos independentemente do tamanho, profundidade ou extensão da ferida, se ela é na face, já é considerada uma ferida GRAVE e vamos explicar os porquês.

O segundo fator, o de numero dois, (o local da ferida) que faz o caso de mordedura de cão/gato ser considerado GRAVE é o local da ferida e este é o fator MAIS IMPORTANTE.

Por que a face é considerada um local GRAVE quando o assunto é mordedura de cão ou gato?

Porque em locais onde tem maior concentração de inervação como é o caso da face, das mãos e dos pés o risco do vírus da “raiva” (hidrofobia) se instalar é MAIOR. E estes locais muito inervados permitem que o vírus após se instalar seja conduzido rapidamente ao sistema nervoso central (cérebro) se espalhando via neural. Este vírus é popularmente conhecido como o vírus da Raiva que causa a doença hidrofobia.

O que é a doença hidrofobia ou popularmente conhecida como RAIVA?

É de conhecimento científico, que a doença hidrofobia/raiva (uma encefalomielite) e doenças similares são causadas por diferentes variantes de um RNA vírus, da família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus. Estes vírus são neurotróficos. O que são estes vírus? E o que significa serem neurotróficos? Explicando de uma maneira mais simples são vírus que tem uma afinidade ou gostam de estar perto, ou, podemos dizer, que tem atração por tecidos nervosos. Isto é, são atraídos para os NERVOS e a partir desses nervos são levados ao cérebro (sistema nervoso central). Ao infectar o sistema nervoso central a doença hidrofobia se instala e é uma doença que até o momento apresenta letalidade de 100% no ser humano. Ela pode ser transmitida através da saliva de um animal doente(cão, gato, morcego, boi, etc…).

Por isso a grande preocupação, é não deixar o vírus penetrar de nenhuma maneira e se multiplicar em áreas de grande presença de inervação. Nesta situação, o acidente de mordedura de cão/gato é considerado GRAVE quando atinge áreas ricas em inervação.

Quais áreas seriam ricas em inervação expondo maior risco a transmissão da hidrofobia?

Essas áreas são as mãos, os pés e a FACE. Então, quando acontece um acidente de mordedura de cão/gato na FACE, o acidente deve ser considerado como GRAVE em relação a profilaxia (PREVENÇÃO) da doença raiva (hidrofobia). Com isso, por se tratar de área de alto risco o protocolo de prevenção anti-rábica com vacina e soro deve ser seguido rigorosamente (acesse aqui). O protocolo do ministério da saúde onde o acidente é classificado para tratado padronizado em todos os locais de atendimento médico (acesse aqui).

Qual o tratamento deve ser instituído nas feridas óculo faciais?

O terceiro tópico a ser abordado é o tratamento reconstrutivo das lesões de média e grande complexidade na face que podem ser causadas por mordedura de cão/gato. Lembrando que a face de uma maneira bem SIMPLÓRIA poderia ser considerada em 3 camadas de mais superficial para profundo: pele/subcutâneo, musculatura de mimica da face(SMASS) e tecido de gordura profundo. No meio dessas 3 camadas em diferentes níveis de profundidade passam vasos sanguíneos (artérias e veias), responsáveis por nutrir toda estrutura facial (lábios, boca, nariz, olho, musculatura da mímica facial, etc…). também passam por essas estruturas nevos que são responsáveis por todo movimento da mímica facial assim como por toda a sensibilidade(tato, dor, sensação de calor e frio) de toda a face e do couro cabeludo. Além disso, na face também tem a presença de pequenos ductos conhecidos como ductos linfáticos que drenam a linfa(naturalmente diminuem o acúmulo de líquido na face) para os linfonodos abaixo da mandíbula, pré auricular e pescoço.

O que pode acontecer em acidentes de mordedura de cão na região da face?

Qualquer ferimento que ocorra em um plano mais profundo na região da face pode cortar e lesar definitivamente determinadas estruturas responsáveis pelos movimentos faciais, assim como, causar perda da sensibilidade em determinadas áreas faciais.

É problemático a mordedura de cão na região dos olhos?

Sim. O s olhos e seus anexos (órbitas, pálpebras, vias lacrimais) estão vulneráveis a este tipo de acidente. A face ao ser atingida por uma mordedura de cão, inúmeras estruturas podem sofrer consequências irreparáveis como não conseguir ocluir os olhos com a pálpebra de maneira espontânea, não conseguir contrair a boca ao sorrir, ou perder a sensibilidade de uma região facial especifica, etc…

Como devem ser tratados estes ferimentos óculo faciais?

O tratamento deve ser realizado por profissionais altamente qualificados e experientes, pois, a não reconstrução adequada de determinadas estruturas no momento do trauma, geram outras dificuldades para reabilitar sequelas em cirurgias tardias.

Qual profissional deve tratar uma acidente de mordedura de cão que atinge a área dos olhos ou periocular?

O oftalmologista especializado em cirurgias de anexos dos olhos tem uma formação em cirurgia de oculoplástica onde o profissional se especializa em cuidar das estruturas que protegem os olhos. E são essas estruturas que sofrem lesão em uma mordedura de cão. Mais especificas são as pálpebras, as órbitas , as vias lacrimais e todo o conjunto de estruturas que compõem os movimentos faciais contribuindo direta ou indiretamente para a oclusão palpebral.

Mediante a uma mordedura de cão/gato os 3 tópicos (já citados acima) não devem ser esquecidos e ter um oftalmologista experiente em cirurgias de anexos dos olhos é imprescindível para a correção e tratamento das mordeduras de cão e gato.

Posso ler mais sobre o assunto em alguma fonte especializada em acidentes com mordedura de cão?

Em anexo alguns sites para qualquer outros esclarecimentos mais profundo no assunto:

 


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dr. Victor Marques de Alencar

Dr. Victor Marques de Alencar

CRM-MG 32760

CRM-MG 32760 - RQE 15077 - Ph.D pela FMRP-USP, Fellow em Oculoplástica no HCFMRP-USP, Oftalmologista pela SCM-BH, Prof. de Anatomia, Conselheiro CRM-MG. Trabalha com cirurgia de anexos dos olhos com ênfase e expertise em cirurgia de órbita e pálpebras. Experiência internacional (Canadá, Argentina, México, EUA e Itália).