A medicina está, cada vez mais, dividida em especializações e, estas, em áreas de atuação. Entretanto, a multidisciplinaridade em medicina é um aspecto fundamental nos dias de hoje quando tratamos de determinadas patologias ou mesmo de alguns procedimentos estéticos.

O atendimento multidisciplinar acontece quando vários profissionais de diferentes especialidades emitem seus pontos de vista acerca de um único objeto – multidisciplinaridade, portanto, é o exame, avaliação e definição de um único objeto sob diversos olhares de diferentes disciplinas.

Cada especialista, neste caso, faz suas próprias observações, considerando seus saberes, e o que se pretende com a reunião das diferentes áreas é que cada especialista emita um ponto de vista único, a partir de seus saberes particularizados. A necessidade de trabalho multiprofissional nos cuidados com a saúde é reconhecida por todos e vem sendo incorporada de forma progressiva na prática diária. Além das novas tecnologias e do avanço significativo da medicina, atualmente boa parte dos diagnósticos precoces e tratamentos em ritmo mais acelerado passam por equipes multidisciplinares nos hospitais e clínicas.

São profissionais de variadas áreas da saúde, muitas vezes coordenados por um médico, que trabalham em conjunto, permitindo um atendimento global de acordo com as necessidades dos pacientes.

No segmento da plástica ocular não é diferente, muitas vezes a interação entre oftalmologistas, cirurgiões plásticos, dermatologistas, oncologistas, otorrinolaringologistas, entre outros profissionais, é um aspecto essencial para proporcionar ao paciente o melhor atendimento possível.

Leia a matéria completa no site da SBCPO

Inscreva-se para o Congresso internacional de Oculoplástica

SBCPO

SBCPO

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular