A blefaroplastia superior é a cirurgia que visa remover o excesso de pele que se acumula na região das pálpebras superiores com o envelhecimento. Este cirurgia faz com que a região ao redor dos olhos rejuvenesça.

blefaroplastia superior


A cicatriz fica aparente?

Como a incisão (corte) da cirurgia de blefaroplastia superior é realizada na prega palpebral (“dobrinha” da pálpebra), a cicatriz fica oculta.

Quais são os principais riscos?

A blefaroplastia superior pode exacerbar sintomas de ressecamento ocular. Além disso, caso seja removida pele e/ou músculo em excesso, o paciente pode evoluir com dificuldade de fechamento ocular. É importante lembrar que a principal função das pálpebras é a proteção ocular. Assim, é fundamental procurar um cirurgião especialista na área para reduzir os riscos de complicações oculares e palpebrais.

A blefaroplastia superior pode ser realizada junto com a blefaroplastia inferior?

Na maioria dos casos, sim. Isso dependerá de uma avaliação completa dos seus olhos e região periocular, para avaliar se você não apresenta nenhuma contra-indicação à realização da blefaroplastia superior juntamente com a inferior.

Como é o pós-operatório?

Nos primeiros dias, é esperado inchaço e sensibilidade local. Equimoses (áreas arroxeadas) são comuns. Recomendam-se compressas geladas várias vezes ao dia, repouso relativo e uso de colírios lubrificantes oculares. Os pontos costumam ser retirados de 5 a 7 dias.

Dor forte na área operada não é comum após a blefaroplastia. Caso sinta dor intensa na região operada ou alterações na visão, contate o seu cirurgião imediatamente.

Quanto tempo após a cirurgia posso usar lente de contato?

Após a cirurgia, sintomas de olho seco podem ser exacerbados. Em geral, recomenda-se não usar lentes de contato por pelo menos 15 a 20 dias.

Quanto tempo após a cirurgia posso usar maquiagem?

Em geral, após cerca de 20 dias. Consulte o seu cirurgião para orientações específicas para o seu caso.

Caso deseje mais informações sobre a cirurgia de blefaroplastia superior, consulte um cirurgião habilitado.


Leia também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Tammy H. Osaki

Dra. Tammy H. Osaki

CRM-SP 122.012 - RQE 39.119

Professora da Pós-Graduação e Afiliada, Chefe do Setor de Oculoplástica do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP / EPM. Pós-Doutorado e Doutorado pela UNIFESP. Parte do seu Doutorado foi realizado na Harvard Medical School / MEEI, Boston, EUA. Membro da diretoria da SBCPO.