O que é o hordéolo?
O hordéolo, ou mais popularmente conhecido como terçol, é uma inflamação aguda por obstrução de glândulas localizadas na pálpebra.
Quais são os sintomas do terçol?
A inflamação pode causar dor, calor, inchaço e vermelhidão na pálpebra que pode ser difusa (em toda a pálpebra) ou localizada. Também pode causar irritação ocular, fotofobia (sensibilidade aumentada à luz), secreção ocular e baixa de visão quando o hordéolo possui grandes dimensões e acomete o eixo visual.
O hordéolo é contagioso?
O hordéolo não é contagioso, não há transmissão de um olho para outro e nem entre indivíduos.
Quais são os fatores de risco?
Pessoas com blefarite, rosácea e dermatite seborreica têm maior chance de desenvolver hordéolos de repetição. A má higienização das pálpebras após uso de maquiagem, o uso de cílios postiços ou alongamento de cílios podem causar maior predisposição ao hordéolo.
Qual o tratamento?
O hordéolo muitas vezes tem resolução espontânea, podendo drenar sozinho através da saída de secreção, mas a realização de compressas mornas locais (preferencialmente com água filtrada ou fervida) ajuda a facilitar a drenagem da glândula obstruída. Eventualmente o oftalmologista pode prescrever colírios ou pomadas de antibióticos e corticoides para auxiliar na melhora da inflamação. Nunca devemos espremer o hordéolo e devemos evitar o uso de maquiagem na vigência do quadro agudo de hordéolo.
Como prevenir o hordéolo ou terçol?
- Tratamento da blefarite (inflamação das glândulas palpebrais) com higiene palpebral com xampu infantil neutro diluído em água morna ou shampoos oftalmológicos específicos.
- Realizar a remoção adequada de maquiagem diariamente e manter os pincéis de maquiagem sempre limpos.
- No caso do uso de cílios postiços, sua utilização deve ser feita por no máximo 1 dia e deve-se removê-los completamente fazendo a higienização adequada da pálpebra após o uso.
- O alongamento de cílios deve ser feito por profissionais habilitados e no caso de mínimo sinal de inflamação ou alergia palpebral, seu uso deve ser suspenso.
O uso de máscaras para prevenção de COVID-19 pode aumentar o risco de hordéolo?
Existem alguns estudos na literatura sugerindo que o uso de máscaras pode acelerar a evaporação da lágrima, piora da blefarite e consequentemente maior risco de hordéolo e calázio. Entretanto, o uso de máscaras é fundamental para combater a disseminação do Coronavírus e seu uso deve ser mantido enquanto durar a pandemia.
Leia também:
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube