Apesar de muitos textos simplificarem a cirurgia de pálpebras, a blefaroplastia, principalmente quando necessário retirada de gordura, ou bolsas, necessita de um cuidado pós-operatório especial.

Atividade Física

A complicação mais temida nesses casos é o hematoma orbitário, pois as bolsas de gordura estão situadas na órbita, isso é, o espaço em volta e atrás dos olhos. Uma grande coleção de sangue nessa localização pode acarretar até mesmo perda visual. Logo, é essencial repouso absoluto nos primeiros 2 dias em que esses vasos ainda estão frágeis. Ainda nessa mesma linha, evite exposição ao calor como cozinhar, banhos quentes, pois ativam a circulação sanguínea favorecendo hematomas e edema local. Exercícios leves, como caminhadas, podem voltar à sua rotina após 2 semanas e as atividades normais geralmente após 30 dias da cirurgia.

Cigarro

O cigarro aumenta substancialmente complicações pós-cirúrgicas. Ele deve ser evitado antes e após o procedimento. Ele atrasa, principalmente, a recuperação pois interfere diretamente na cicatrização. Evitar também estar em meio ambiente com fumantes pois a fumaça também interfere na sua cirurgia.

Exposição solar

Apesar de, na maioria dos casos, os pontos da blefaroplastia serem retirados em 7 dias de pós-operatório, é sabido que a cicatrização se faz em até 6 meses. Durante todo esse período, é importante evitar exposição à luz solar, que pode pigmentar a cicatriz deixando um resultado mais aparente.

Sono

Evitar perder noites de sono é um grande aliado no pós-operatório, assim como boa ingesta de líquidos. Nos primeiros dias, dormir com a cabeça voltada para cima e com a cabeceira elevada vai favorecer a diminuição de edemas e formação de hematomas.

Retornos e orientações do médico

Importante seguir à risca as orientações do seu médico quanto ao retorno de uso de medicamentos e os retornos seriados. Cada consulta tem um intuito e uma observação a ser feita. Lembre-se: o médico faz uma parte, mas o paciente também é responsável pelo resultado final da cirurgia!


Leia também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Sheila A. de Paula Cecchetti

Dra. Sheila A. de Paula Cecchetti

CRM-BA 14777

CRM-BA 14777 - RQE 5415