Indivíduos de origem asiática podem ou não ter prega palpebral, a chamada “dobrinha” na pálpebra superior. Aqueles que não a apresentam, muitas vezes se interessam pela cirurgia de confecção da prega palpebral, popularmente conhecida como cirurgia de ocidentalização das pálpebras.

Como é feita a cirurgia de ocidentalização das pálpebras?

A dobrinha pode ser confeccionada por meio de várias técnicas, desde técnicas com incisões mínimas, até técnicas clássicas. A escolha da técnica depende de vários fatores, incluindo a idade e características específicas da pálpebra de cada paciente.

Se houver excesso de pele na pálpebra superior, pode-se associar a blefaroplastia superior (remoção do excesso de pele) à confecção da dobrinha.

Vou perder meus traços orientais?

O objetivo da cirurgia é confeccionar uma prega palpebral compatível com a etnia asiática. É importante ressaltar, porém, que a anatomia de pálpebras orientais apresenta diversas variações em relação a pálpebras não orientais. Assim, procure um cirurgião com experiência em lidar com pálpebras asiáticas, pois inexperiência com esse tipo de pálpebra aumentará o risco de resultados insatisfatórios.

É possível corrigir pregas assimétricas? (quando a dobrinha de um olho é mais alta que o outro)

Não é incomum observarmos assimetria de prega palpebral, ou seja, uma dobra ser mais alta que a outra, ou presença de prega em um lado e ausência de outro em indivíduos de etnia asiática. É possível corrigir essas assimetrias cirurgicamente.

Minha dobrinha é muito baixa. É possível deixar mais alta?

Sim. O paciente pode discutir com o cirurgião sobre as características (altura, formato) desejadas para a prega palpebral.

Como é a recuperação após a cirurgia?

O tempo de recuperação depende da técnica cirúrgica. A técnica de incisões mínimas tem um tempo de recuperação mais rápido, incha menos, porém tem indicação mais restrita. Já a técnica clássica pode ser realizada em qualquer tipo de pálpebra, porém está associada a um maior edema (inchaço) local e a cicatriz fica aparente por mais tempo.


Leia também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Midori Osaki

Dra. Midori Osaki

CRM SP 38981

Dra Midori H. Osaki Professora Afiliada do Depto de Oftalmologia da Universidade Federal de Sao Paulo- EPM Presidente da SBCPO