Nos últimos anos, tem-se observado um aumento pela procura por procedimentos estéticos minimamente invasivos na região periocular. Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Estética (ASAPS), as injeções de ácido hialurônico são hoje o segundo procedimento estético não-cirúrgico mais popular nos EUA, perdendo somente para aplicação de toxina botulínica. Trata-se de um procedimento rápido e que não necessita de afastamento das atividades do dia-a-dia.

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é encontrado naturalmente na pele, constituindo parte significativa da matriz extracelular, juntamente com colágeno e elastina. Os preenchedores de ácido hialurônico agem atraindo e ligando-se à água na pele, promovendo aumento de volume nas regiões tratadas. Há vários tipos de preenchedores de ácido hialurônico, que variam de acordo com o tamanho das moléculas, concentração, grau de “cross-linking” e método de purificação. Uma das principais indicações para o uso de ácido hialurônico é o tratamento de sulco na região periocular, conhecido como “tear trough” ou goteira lacrimal.

Diversos estudos científicos e consensos de especialistas de diversos países já foram publicados sobre preenchimento com ácido hialurônico, demonstrando a sua eficácia e segurança, desde que realizados por médicos experientes e treinados.

Efeitos adversos

Edema (inchaço) e desconforto local são os principais efeitos adversos. Entre as complicações podem ocorrer reações inflamatórias, infecções, efeito tyndall (coloração mais azulada no local – ocorre quando o preenchedor é aplicado muito superficialmente) e complicações graves como oclusão vascular. Casos de cegueira já foram descritos, porém o risco é maior quando o preenchimento é realizado em áreas consideradas de perigo, como a região entre as sobrancelhas (glabela) e nariz. Para minimizar o risco de complicações, só realize o procedimento com médicos experientes e familiarizados com o tratamento da região periocular.

 

Assista o vídeo do nosso canal no YouTube sobre Ácido Hialurônico:

 

Leia também:

Dra. Midori Osaki

Dra. Midori Osaki

CRM-SP 38.981 - RQE 39.085

Presidente da SBCPO (2022-2023). Professora Afiliada do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP / EPM. Chefe do Setor de Oculoplástica do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP / EPM (2005-2016). Doutorado pela UNIFESP.