blefaroplastia e ptoseMuitas vezes existe uma confusão entre as cirurgias de blefaroplastia e de correção de ptose palpebral. Ambas são realizadas em pálpebra superior, podendo inclusive serem realizadas no mesmo ato cirúrgico, tanto com o objetivo de melhorar a estética, mas também para melhorar o campo de visão.

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia realizada para a correção de dermatocálaze, que é o excesso de pele palpebral devido à diminuição das fibras de colágeno que ocorrem com o passar dos anos, causando um aspecto cansado às pálpebras. Em casos onde o excesso de pele ultrapassa a linha de cílios, pode também atrapalhar o campo de visão do paciente mas a grande maioria dos pacientes realiza essa cirurgia por motivos estéticos. Nessa cirurgia, faz-se a retirada da pele excedente sem abordar o músculo levantador da pálpebra, dando uma aparência mais jovial.

O que é ptose?

A ptose é a queda da margem palpebral, onde o músculo levantador da pálpebra superior não consegue realizar a abertura palpebral adequadamente. Pode ser congênita (a pálpebra está caída desde o nascimento) ou adquirida. Dentre as causas adquiridas a mais comum é a involucional, que ocorre com a idade pela desinserção do músculo levantador da pálpebra superior, mas também pode ter causas neurológicas ou por doenças musculares e nesses casos, faz-se necessário uma investigação sistêmica.

A ptose causa acometimento no campo de visão do paciente, e em casos mais severos faz com que o paciente tenha dificuldades em enxergar objetos no campo de visão superior e tenha que contrair a testa (músculo frontal) para melhorar abertura palpebral podendo até causar dor de cabeça devido à contração muscular excessiva.

A cirurgia de correção de ptose atua no músculo palpebral para que haja mudança na altura da pálpebra causando uma ampliação no campo de visão.

Quando existe associação de ptose e dermatocálaze deve-se sempre realizar as duas correções (ptose e blefaroplastia) no mesmo ato cirúrgico e o cirurgião oculoplástico é o mais indicado para diagnosticar se existe ou não ptose associada ao excesso de pele, obtendo um melhor resultado estético e funcional.


Veja também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Lilian Emi Ohkawara

Dra. Lilian Emi Ohkawara

CRM-SP 100572 - RQE 55065