A Oculoplástica é uma área da Oftalmologia que trata dos anexos oculares, isto é, pálpebras, região periocular, vias lacrimais e órbita.
A formação médica costuma ser uma das mais longas e exigentes entre as profissões. É comum que entre o ingresso na faculdade de medicina e o final das especializações se passem mais de 10 anos. Isso ocorre por um simples motivo: tratar da saúde e da vida de outras pessoas que nos depositam total confiança é uma grande responsabilidade.
Portanto, não é responsável utilizar atalhos neste trajeto. O médico precisa compreender a anatomia e o funcionamento normais, conhecer e compreender as doenças, para enfim poder definir a melhor forma de investigar, diagnosticar e tratar.
A formação completa em Oculoplástica envolve ao menos 11 anos de aprendizado entre os 6 anos da faculdade de medicina, 3 anos de residência em Oftalmologia e ao menos 2 anos de fellowship em Oculoplástica, para que se possa ter a experiência e segurança de fazer diagnósticos corretos, indicar os tratamentos mais adequados e ainda dominar as possíveis complicações dos tratamentos e como resolvê-las.
A SBCPO preza pela excelência na formação de profissionais para que os pacientes tenham acesso ao melhor tratamento disponível, garantindo a segurança à saúde ocular.
Nos fellowships credenciados pela SBCPO, busca-se realizar extenso treinamento em procedimentos que vão dos mais simples aos mais complexos, em volume suficiente para formar cirurgiões completos e habilitados para lidar com casos difíceis, complicações e intercorrências, além de executar os procedimentos no dia a dia de forma precisa e segura.
Veja também:
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube