O que é a retração palpebral?
Retração palpebral é a mudança de posicionamento das pálpebras superiores ou inferiores, onde os olhos ficam mais abertos e arregalados.
Quais as causas de retração palpebral?
A retração palpebral pode acontecer em decorrência de um trauma, que gera uma cicatriz nas pálpebras ou um processo inflamatório palpebral, onde uma cicatriz se instala e muda a dinâmica palpebral, impedindo a mesma de realizar a excursão palpebral de maneira fisiológica.
Com a retração, os olhos aparentam mais arregalados. Uma acidente, com um corte palpebral, é um exemplo que pode evoluir com uma cicatriz e consequentemente uma retração palpebral. Um exemplo de doença inflamatória que cursa com retração é a doença de Graves.
Porque a pálpebra fica retraída na doença de Graves?
A doença de Graves é uma doença inflamatória que afeta a glândula tireóide e as estruturas periorbitárias como as pálpebras. O processo inflamatório nas pálpebras acomete a musculatura responsável pela abertura palpebral. Com o tempo, este processo inflamatório gera fibrose e as pálpebras vão perdendo aos poucos a capacidade de excursão durante o piscar e começam a se posicionar de maneira mais aberta, gerando um aspecto de olho de carranca (escultura em madeira utilizada na proa das embarcações que navegam no rio São Francisco).
Quais os problemas podem repercutir em uma retração palpebral?
Inicialmente, o primeiro problema é estético já que pode configurar uma assimetria facial nos casos de retração unilateral ou mesmo aspecto de olhar assustado nos casos de retração bilateral.
Outro problema é que, muitas vezes, na retração palpebral de pálpebra superiores, a córnea, que é a parte mais sensível do olho, fica mal protegida e isso causa sensação de corpo estranho, ardência nos olhos, vermelhidão e incômodo de embaçamento visual.
Como tratar a retração palpebral?
O tratamento da retração palpebral é realizado através de cirurgias especializadas onde o profissional capacitado solta essas cicatrizes de maneira delicada, colocando a pálpebra em sua posição fisiológica.
Qual profissional está habilitado a realizar correção das retrações palpebrais?
Na especialidade de oftalmologia, há subespecialistas em cirurgia de oculoplástica que são cirurgias relacionadas à correção dos transtornos dos anexos dos olhos. Como as pálpebras fazem parte dos anexos dos olhos, então o oftalmologista com especialidade de oculoplástica é o profissional mais capacitado para resolver questões relacionadas às retrações palpebrais.
Leia também:
- Cuidados após cirurgias palpebrais
- Câncer de Pálpebra: não arrisque seu olhar. Previna-se!
- Blefaroplastia – Cirurgia Estética Palpebral
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube