A Sociedade
Fundada em 1974, a SBCPO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular certifica cirurgiões especialistas em cirurgias palpebrais, vias lacrimais e de órbita.
Breve história da cirurgia plástica ocular
A Cirurgia Plástica Ocular se estabelece como subespecialidade da Oftalmologia em consequência direta das guerras mundiais. Em 1920, as exigências estimularam Wheeler, considerado o pai da cirurgia plástica ocular, a desenvolver inúmeros procedimentos para reconstrução cirúrgica dos anexos oculares. Seu serviço plasmou inúmeros discípulos que formam os pilares da especialidade. Entre 1938-45, com hospitais lotados de pacientes variados, o trabalho de recuperação foi naturalmente delegado aos especialistas, com alguns oftalmologistas à frente da área órbito-palpebral. Um enorme impulso foi dado à especialidade através de novos conhecimentos em anatomia, fisiologia, patologia e técnicas cirúrgicas.
Início da oculoplástica no Brasil
No Brasil, a oculoplástica começa a se firmar na década de 60, quando foi fundado no Hospital São Geraldo (UFMG) o primeiro serviço universitário inteiramente dedicado ao seu ensino, parte integrante do Curso de Especialização em Oftalmologia, e considerado uma das maiores referências da especialidade. Mais tarde, três pioneiros – o Dr. Evaldo Machado dos Santos, no Rio de Janeiro; o Dr. Eloy Pereira, que iniciava sua vida profissional em Campo Grande; e o Dr. Eduardo J. C. Soares, em Belo Horizonte – criam o Centro Brasileiro de Cirurgia Plástica Ocular em 1974. A meta era congregar oftalmologistas interessados em adquirir conhecimentos, difundir e desenvolver a especialidade. Em 1979, o Centro foi juridicamente transformado em Sociedade, adquirindo assim condições para se filiar ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia dois anos depois.
Situação atual
Em retrospectiva do esforço feito para alcançar os propósitos (inúmeras palestras, cursos, participação em congressos e simpósios, publicação de trabalhos e mais recentemente, a edição de um livro que foi Tema Oficial do Congresso Brasileiro de 1997, escrito por todos que mais se dedicam à especialidade), vê-se que o trabalho é recompensado pelo crescente interesse pela Cirurgia Plástica Ocular. O Centro se transformou em uma entidade com centenas de membros. Hoje formam-se cirurgiões oculoplásticos altamente treinados, muitos em supervisão de serviços universitários que multiplicam os profissionais habilitados a exercer a especialidade.
Os avanços obtidos pela tecnologia computadorizada e pela bioengenharia genética que nos chegam através das videoconferências e simpósios vias satélite, Internet e outros recursos sofisticados de comunicação, nos permitem prever um futuro promissor.
Gestão 2022 - 2023
Carta da Presidente
Midori Hentona Osaki
Presidente
Coordenadora da Divisão de Estética Palpebral e Periorbital do Setor de Oculoplástica do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM. Chefe do Setor de Plástica Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP/EPM (2005-2016). MBA, Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM. Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP – FMUSP.

Filipe Pereira
Vice-Presidente
Mestrado e Fellowship em Plástica Ocular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/RP. Observational fellowship in Ophthalmic Plastic Surgery – University of California of San Francisco. Diretor técnico da CCPO – Florianópolis.

Tammy Hentona Osaki
Secretária Geral
Chefe do Setor de Oculoplástica do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Professora Orientadora da Pós-Graduação e Professora Afiliada do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP/EPM. Professora da Disciplina de Oftalmologia e Coordenadora do Setor de Oculoplástica da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Pós-doutorado em andamento e Doutorado pelo Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP/EPM. Realizou parte de seu Doutoramento na Harvard Medical School / Massachusetts Eye and Ear Infirmary.

Ivana Cardoso
Tesoureira
Doutorado em Ciências Médicas e Fellowship em Plástica Ocular pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente Colaboradora nos Setores de Plástica Ocular da USP e da UNICAMP.

Ana Rosa Pimentel de Figueiredo
Secretária Adjunta
Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Chefe do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (2006 a 2010 e 2012 a 2016). Coordenadora do Setor de Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais do Hospital São Geraldo (HC-UFMG). Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (biênio 1999 -2001). Doutorado em Oftalmologia pela UFMG. Aperfeiçoamento em Cirurgia Plástica Ocular, Órbita e Vias lacrimais, Universidade de Londres, Moorfields Eye Hospital.

Rodrigo Beraldi Kormann
Tesoureiro Adjunto
Preceptor de Oftalmologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e Hospital de Olhos do Paraná. Fellowship em Oculoplástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Mestrado e Doutorado pela Faculdade Evangélica do Paraná.