O que é isso?

Todos têm uma certa preocupação em manter a aparência física, alguns em maior, outros em menor grau. No entanto, existe um limite para essa preocupação ser considerada normal. Quando essa preocupação passa a ser excessiva, modificando a vida pessoal e social do indivíduo, estamos diante do transtorno dismórfico corporal.

O transtorno dismórfico é um transtorno psiquiátrico onde o indivíduo possui uma percepção distorcida da própria imagem corporal. O indivíduo imagina defeitos inexistentes ou dá muita importância a pequenas imperfeições no corpo (imperceptíveis para os outros) causando impacto negativo na sua autoestima, afetando sua convivência familiar, no trabalho ou na vida social.

Esse distúrbio pode ser influenciado por fatores genéticos e ambientais. A exposição às redes sociais também é um fator que pode intensificar o quadro, fazendo com que pessoas desejem determinados padrões estéticos.

Como podemos suspeitar que um indivíduo tem esse transtorno?

Geralmente são pessoas com baixa auto estima e que muitas vezes evitam a vida social. Podem se olhar excessivamente no espelho ou o evitam completamente, além de evitar tirar fotos. Tentam camuflar o “defeito” com maquiagem, roupas, gestos ou evitando sair de casa. Possuem preocupação excessiva com determinadas partes do corpo e vivem se comparando a outras pessoas.

Essas pessoas desejam transformações estéticas exageradas e tendem a buscar seus objetivos através de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos. Objetivos estes, que dificilmente são alcançados, pois muitas vezes apresentam expectativas inatingíveis.

Além de procedimentos estéticos em excesso, os indivíduos com esse transtorno podem se submeter a regimes inadequados, exercícios físicos em excesso, uso de inibidores de apetite ou vômitos forçados após as refeições.

Na maioria das vezes quem faz a suspeita diagnóstica é o médico. Estes pacientes devem ser encaminhados para avaliação com psiquiatra.


Veja também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dra. Lilian Emi Ohkawara

Dra. Lilian Emi Ohkawara

CRM-SP 100572 - RQE 55065