O que é triquíase?
Triquíase é o mal direcionamento dos cílios. Normalmente, os cílios crescem se afastando do globo ocular. Na triquíase, os cílios crescem para dentro do olho, causando irritação.
Qual a função dos cílios?
Os cílios fazem parte da defesa ocular, servindo como barreira para partículas e microorganismos, Além disso, contribui para diminuir a evaporação da lágrima, prevenindo o ressecamento do olho.
Quais os sintomas da triquíase?
O atrito dos cílios com o olho pode causar dor ocular, sensação de corpo estranho, olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia e secreção entre outros. Pode causar baixa de visão quando houver lesão na córnea e em casos severos pode levar à úlcera corneana e até perda da visão.
Quais são as causas da triquíase?
As principais causas no nosso meio são tracoma e blefarite. Traumas, cirurgias palpebrais ou qualquer inflamação na pálpebra pode levar à triquíase.
Quais os tipos de tratamento para triquíase?
A epilação mecânica (arrancar os cílios com a pinça) pode ser realizada em consultório oftalmológico para alívio temporário dos sintomas, porém, após algumas semanas, o cílio triquiático tende a nascer mal direcionado novamente.
As formas mais eficazes de eliminação do problema são a eletrólise, a radiofrequência e o laser. Quando os cílios são numerosos, a melhor opção de tratamento é a cirurgia.
O uso de colírios lubrificantes e o uso de lentes de contato podem minimizar os sintomas, mas faz-se necessário um tratamento definitivo para evitar complicações graves como a úlcera de córnea.
Leia também:
- Lagoftalmo: o que é, causas e tratamento
- Entrópio: o que é, sintomas e tratamento
- Retração palpebral: o que é, causas e tratamento
- Ectrópio: causas, sintomas e tratamento
- Os tipos de ptose palpebral
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube