A triquíase é uma alteração na direção dos cílios, que apesar de estarem implantados na lamela anterior, estão anormalmente encurvados e dirigidos para o globo ocular. A faixa etária mais acometida é acima dos 40 anos e geralmente o paciente já tem alguma história de auto-epilação ou mesmo cauterização.

Geralmente é uma condição adquirida de natureza cicatricial secundária a blefarite crônica, Herpes zoster oftálmico, Penfigóide, Sd. Steven-Johnson, Rosácea,Tracoma ou queimaduras químicas. No tracoma, as pálpebras podem estar acometidas em toda sua extensão, nos hordéolos ou traumas, apenas a porção atingida apresenta anomalia dos cílios.

A queixa mais comum é a sensação de corpo estranho causada pelo toque dos cílios no globo ocular. Lacrimejamento, secreção e fotofobia também estão presentes. O trauma corneano causado pelo atrito dos cílios a superfície ocular pode causar erosões epiteliais e irritações oculares que pioram com o piscar. Casos graves e crônicos podem ocorrer ulcerações corneanas e formação de pannus.

Na triquíase simples, as pálpebras inferiores são mais afetadas e geralmente estão afinadas, apresentado diminuição da espessura da placa tarsal não criando muito limite entre a linha cinzenta e a linha dos orifícios das glândulas tarsais.

A triquíase pode estar associada ao entrópio cicatricial principalmente no tracoma e grandes queimaduras.

Tratamento da Triquíase

Medidas paliativas como lubrificantes oculares, lentes de contato e epilação mecânica são úteis na fase aguda, porém são temporárias, pois os cílios voltam a crescer em cerca de 4 semanas e a irritação recorrente é mais grave.

Em triquíases com poucos cílios:

  • Eletrólise: Corrente elétrica introduzida no folículo piloso, após infiltração anestésica
  • Fotocoagulação com laser de argônio: Destruição do folículo piloso por fotocoagulação e fotovaporização a laser, após infiltração anestésica.

Em triquíases localizadas:

  • Ressecção em pentágono da área palpebral afetada, a fim de remover um segmento localizado dos cílios. A extensão palpebral a ser retirada depende do grau de flacidez e da quantidade de cílios existente.

Triquíases mais extensas:

  • Cirurgia de Van Millingen, consiste na divisão da margem palpebral em duas lamelas e na inserção de um enxerto de tarso ou mucosa labial nesse local criado.

É importante e muito relevante avaliar a presença de entrópio associado para realizar o correto planejamento cirúrgico, que deve ser feito para corrigir todas as alterações, preferentemente em um único tempo cirúrgico.

 

Assista o vídeo do nosso canal no YouTube sobre Triquíase Tracomatosa:

 

Leia também:

SBCPO

SBCPO

Fundada em 1974, a SBCPO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular certifica cirurgiões especialistas em cirurgias palpebrais, vias lacrimais e de órbita.