O que pode ser a “bolinha” que apareceu na minha pálpebra?
O papiloma é uma das lesões mais comuns na pálpebra apresentando-se como um aspecto rugoso, com coloração semelhante à da pele, crescimento lento, e não costuma causar dor. Eventualmente pode causar coceira ou irritação.
Quais são as possíveis causas de “bolinhas” na pálpebra?
Existem inúmeras causas: exposição solar, predisposição genética, idade ou causas virais como o vírus do HPV (papiloma vírus humano – que pode causar o aparecimento de verrugas palpebrais) ou o Poxvirus (que causa uma lesão chamada molusco contagioso).
As verrugas causadas por vírus podem se espalhar pelo corpo quando houver manipulação da lesão, por isso deve-se evitar coçar a lesão, e se isso ocorrer, sempre lavar as mãos com água e sabão.
Preciso me preocupar no caso do aparecimento dessas lesões na minha pálpebra?
É sempre importante realizar uma avaliação com oftalmologista, que avaliará a lesão com aumento e em detalhes, e avaliará a melhor opção de tratamento. Geralmente as lesões palpebrais com características benignas possuem crescimento lento, poucos sintomas e margens bem definidas. Lesões suspeitas de malignidade devem ser removidas e biopsiadas.
Qual o tratamento para o papiloma?
No caso de papilomas, podemos somente observar e acompanhar o crescimento da lesão ou realizar a exérese cirúrgica. A remoção pode ser feita através de lâmina de bisturi sob anestesia local, cauterização ou radiofrequência. Nunca se deve tentar realizar a remoção sem ajuda médica.
Leia também:
- Lacrimejamento no adulto
- Olho e doença da tireoide
- O que é Hordéolo ou Terçol?
- Câncer de Pálpebra: não arrisque seu olhar. Previna-se!
- Vitaminas essenciais para uma boa saúde dos olhos
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube