Uma pergunta frequente nos consultórios de oculoplástica é: Vou sentir dor após a cirurgia? Principalmente de pacientes que desejam realizar uma cirurgia estética e não querem sentir incômodo algum.
O fato da pergunta ser frequente não significa que a respondemos de maneira correta em 100% das vezes. Inicialmente precisamos saber em qual momento o paciente se refere a dor? Antes, durante ou após o procedimentos.
Alguns incômodos leves podem acontecer antes mesmo da cirurgia como pegar a veia do paciente para administração de medicamentos durante o procedimento cirúrgico. Ou, o paciente pode estar com receio de sentir algum incômodo durante o ato cirúrgico, enquanto a cirurgia é realizada. E a terceira hipótese de pergunta é se ele está receoso de sentir dor após a cirurgia, isto é quando o mesmo já estiver saído da sala de que foi realizada o procedimento ou mesmo quando ele já estiver em casa.
Na primeira situação, normalmente é de uma pessoa mais ansiosa e preocupada com incômodos muito leves e que existem recursos como ansiolíticos orais que podem ser administrados antes do procedimento, diminuindo muito este tipo de incidente. Lembramos que é muito raro esta necessidade mas é uma opção para casos extremos.
Na segunda situação, referente ao incômodo durante o ato cirúrgico, os medicamentos sedativos utilizados hoje para uma cirurgia de pálpebra são extremamente seguros e o paciente fica em um estado de sedação, o que nos permite trabalhar de maneira segura e administrar os anestésicos locais sem nem mesmo sentirem o momento da infiltração.
Já na terceira situação, esta sim é a duvida mais frequente. Quando o paciente sai da cirurgia automaticamente já sai medicado com analgésicos, o que diminui muito a chance de ter dor no pós-operatório imediato. Outro fator que normalmente é muito usual e até indicado: a colocação de compressas geladas no pós-operatório imediato, que também é uma forma muito eficaz de analgesia local. Em casa, o paciente permanece com o uso das compressas geladas, analgésicos e anti-inflamatórios prescritos via oral.
A cirurgia de pálpebra não é uma cirurgia considerada dolorosa e é extremamente raro alguém se queixar de ter sofrido com dor no pós-operatório. Portanto, não é difícil responder a estas perguntas e tranquilizar qualquer pessoa que deseje ser submetida a uma blefaroplastia.
Leia também:
- O que é blefaroplastia superior?
- O que preciso saber sobre a blefaroplastia inferior?
- Blefaroplastia Estruturada
Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube