Uma queixa comum que o cirurgião de órbita recebe é relacionado aos olhos saltados. E muitas vezes o paciente quer saber se tem como melhorar a tal aparência dos olhos saltados.

tireóide, olhos saltados

1) O que são olhos saltados?

São olhos mais abertos ou protusos em relação a caixa óssea e que muitas vezes geram incômodos estéticos e de sensibilidade de exposição corneana.

2) O que causa os famosos olhos saltados?

Primeiramente temos que deixar claro aqui situações específicas de olhos saltados. Porque as condutas de cada uma delas podem variar muito. As causas de um olho estar saltado ou aparentando pra fora, de uma maneira simplória e em síntese pode estar relacionado a uma dessas causas:

  • A) Doenças benignas que causam proptose, exoftalmo ou simplesmente olhos pra fora. Dentre essas situações as mais comuns podemos citar a doença orbitária relacionada a alterações tireoideanas [doença de Graves, tireoidite de Hashimoto, etc..], doenças inflamatórias [imunológicas] que afetam a órbita projetando esses olhos causando olhos saltados.
  • B) Tumores benígnos e malígnos que podem aparecer com crescimento rápido ou com crescimento lento atrás do olho projetando este olho para frente causando o aspecto de olhos saltados. Os tumores mais comuns benignos são os hemangiomas, hemangiomas cavernosos, linfangiomas, shwannomas e meningiomas. Referente aos tumores malígnos citamos as metástases de qualquer outro tumor primário de outro sítio, os linfomas, etc…
  • C) As lesões vasculares pós traumas como as fístulas carótidas cavernosas também são causas de uma projeção abrupta ou discreta do globo ocular. Isso vai depender do tipo de fistula e da sua classificação.
  • D) Os alto míopes também podem apresentar um olho mais saltado, podendo esta situação ser uni ou bilateral
  • E) As órbitas rasas são comuns em algumas síndromes com alterações craniofaciais. Citamos algumas que podem cursar com órbitas rasas como a síndrome de Crouzon, síndrome de Apert, síndrome de Treacher Collins e a síndrome de Binder e síndrome de Saethre-Chotzen. Lembrando que inúmeras outras síndrome podem cursar com órbita rasa.
  • F) Olhos protusos dentro dos padrões de normalidade, isto é, sem nenhuma síndrome, sem alta miopia, sem qualquer alteração morfológica, genética ou patológica que justifique a projeção dos olhos. Seriam as pessoas com padrão dentro da normalidade mas que apresentam fisiologicamente um olho mais protuso.

3) O que fazer diante de um olho saltado?

Primeiro precisa passar por uma consulta com um oftalmologista com expertise em cirurgias de órbitas. Se consultar com um cirurgião de órbita pra realizar um diagnóstico preciso de qual dessa situações é o motivo do olho estar saltados.

4) O que vai ser realizado nesta consulta?

Vai ser avaliado sua morfologia orbito facial através de exames de imagens específicos, descartar doenças que podem causar essas alterações e indicar o melhora tratamento para cada caso.

5) Existe cirurgia para olhos saltados?

Sim. Existe tratamento para cada caso descrito acima. Os tratamentos variam desde tratamentos oncológicos a tratamentos estéticos.

6) Mesmo que o caso seja o descrito na letra F, isso é, sem doenças específicas algum tratamento pode ser proposto para melhorar?

Sim. Isso vai depender da expertise do cirurgião e da morfologia da orbita e face de cada paciente avaliado em consulta com um oftalmologista cirurgião de órbita.

7) Então diante de um caso de olhos saltados o que deve ser feito?

Uma consulta com um oftalmologista com expertise em cirurgia de órbita para definir o melhor tratamento para cada caso específico.


Assista o vídeo do nosso canal no YouTube sobre olhos saltados (Orbitopatia de Graves):


Leia também:


Acompanhe a SBCPO nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Dr. Victor Marques de Alencar

Dr. Victor Marques de Alencar

CRM-MG 32760

CRM-MG 32760 - RQE 15077 - Ph.D pela FMRP-USP, Fellow em Oculoplástica no HCFMRP-USP, Oftalmologista pela SCM-BH, Prof. de Anatomia, Conselheiro CRM-MG. Trabalha com cirurgia de anexos dos olhos com ênfase e expertise em cirurgia de órbita e pálpebras. Experiência internacional (Canadá, Argentina, México, EUA e Itália).